quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Análise games - Limbo


Limbo é um game indie de aventura no estilo plataforma, desenvolvido e distribuído pela Playdead, lançado para Xbox 360 em 2010, chegando ao PS3 e PCs no ano seguinte. Posteriormente foi lançado para PS Vita, iOS e recentemente para Xbox One.


Limbo foi um dos primeiros games independentes que tive contato e o game me surpreendeu pelo seu estilo único e marcante O game não apresenta uma trama definida, não há nem mesmo uma única linha de dialogo ou narração, o jogador simplesmente assume um pequeno garoto que acorda em meio a uma floresta assustadora e sombria. Seu objetivo? Apenas avançar pelo cenário resolvendo puzzles e se livrando de armadilhas mortais. Para não dizer que o game não apresenta um enredo, na sinopse sobre o jogo é dito que o garoto esta em busca da sua irmão desaparecida, mas durante o gameplay isso só fica claro na parte final do game.

Mas a ausência de enredo não torna o game menos cativante, pois a surpreendente e impressionante ambientação faz com que o jogo conquiste o jogador já nos primeiros minutos. O game é inteiramente preto e branco, o que lhe dá uma identidade quase que única, já que a escolha de ausência de cor contribui em muito com a ambientação sombria e intimidadora do cenário. E acredite mesmo sem cores vibrantes, o game impressiona com cenários belos e sombrios, que brinca a todo momento com a percepção do jogador.

Além da excelente ambientação o game apresenta um ótimo level design, cheio de puzzles desafiadores que obrigam o jogador a prestar atenção ao máximo em cada detalhe, pois para resolve-los muitas vezes é necessário utilizar elementos que não estão visíveis em um primeiro momento, até mesmo o som do ambiente deve ser observado, uma vez que ele se torna fundamental para resolver determinados desafios. E prepare-se para ver um verdadeiro show de brutalidade, pois o pequeno garoto sem nome, é esmagado, queimado, desmembrado, decapitado e até mesmo empalado por uma aranha gigante, a cada erro que o jogador comete ao tentar resolver um puzzle ou escapar das incontáveis armadinhas presentes no game.

Limbo é um excelente game, com uma ambientação tão marcante e única que o deixa inconfundível, com uma jogabilidade acessível, mas extremamente desafiadora. Um game independente que surpreende e cativa o jogador, mesmo sem enredo algum, a tal ponto de tornar a experiencia de joga-lo inesquecível. 

"..." - "..."



Informações adicionais:

Nota geral: 09.
Tempo dedicado ao game: 11 horas.
Conquistas liberadas: 11 de 13.
Dificuldade geral: de médio a difícil.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Idioma: Menus em português do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário