quinta-feira, 3 de maio de 2012

Análise cinema - Os Vingadores


Os Vingadores, filme dirigido por Joss Whedon com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Samuel L. Jackson e Tom Hiddleston no elenco. O filme mostra Loki roubando o Cubo Cósmico, um artefato de imenso poder, forçando o coronel Nick Fury a reunir uma super equipe para deter os planos do vilão, nasce assim Os Vingadores, equipe formada pelos heróis Capitão America, Thor, Homem de Ferro, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.



Os Vingadores é a realização de um sonho para milhares de fãs dos personagens Marvel, sonho esse que começou a se realizar com o primeiro filme do Homem de Ferro e ganhou força com os filmes posteriores. Veja aqui um pequeno resumo/análise dos 5 filmes que antecedem Os Vingadores.

Um filme dessa magnitude tem grandes riscos de dar errado, devido a quantidade de personagens envolvido na trama, que poderiam ser facilmente mal desenvolvidos, mas o diretor Joss Whedon consegue dar a devida importancia para cada personagem, até mesmo os coadjuvantes conseguem ser bem retratados.

A trama não chega ser nenhum primor, afinal invasões alieniginas no cinema é o que não falta. O que sustenta o filme mesmo são os personagens e sua interação. Como já esperado os heróis primeiro se enfrentam para depois se entenderem, e os combates entre os heróis são sensacionais, a briga entre Capitão, Thor e Homem de Ferro esta ótima, respeitando muito o nível de poder de cada personagem, mas o que mais me deixou empolgado foi o embate entre Thor e Hulk, ver dois dos personagens mais poderosos do universo Marvel se degladiando no cinema é algo que nenhum fã pode deixar de ver.

Tinha grandes preocupações que o Homem de Ferro fosse ganhar mais espaço que o restante dos personagens e isso realmente acontece, mas de uma forma que não prejudica a trama, todos os personagens tem espaço e são bem desenvolvidos, até mesmo a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro. Robert Downey Jr. acaba ganhando mais destaque por apresentar um Tony Stark sarcástico e extremamente engraçado, ele tira sarro de tudo e de todos, até mesmo do Nick Fury. Essa situação rende ótimos diálogos e discussões, principalmente  entre o Homem de Ferro e o Capião America, é muito bacana ver dois personagens tão distintos batendo de frente, enquanto Capitão America quer se focar no problema, Homem de Ferro quer saber de todos os "por quês" da questão.

O grande vilão da historia é Loki, novamente interpretado por Tom Hiddleston, personagem que já tinha aparecido no filme solo do Thor, e ele esta ainda mais insano e manipulador. Loki se envolve em todos os conflitos do filme e tem diálogos ótimos com a maioria dos personagens, ele enfrenta basicamente todos os heróis, rendendo ótimas cenas de combate, com destaque para o confronto com Hulk  que rende uma das sequencias mais engraçadas de todo o filme. Com toda a certeza Loki não é o maior vilão do universo Marvel, mas foi uma escolha perfeita para o primeiro filme da super equipe.

A trama é muito bem fundamentada no universo dos quadrinhos, temos a SHIELD, como uma super agencia secreta, artefatos mágicos de imenso poder, como o cubo cósmico e uma das joias do infinito, alem de uma invasão alienigena vinda de outro lado do universo, "mais Marvel impossível", mas admito que senti falta de mais referencia aos quadrinhos, não há nenhuma menção a nenhum dos infinitos personagem da editora.

O filme é dominado pela ação, já no inicio vemos uma fuga com muitas explosões, depois temos uma serie de confrontos entre os personagens e por fim a batalha final nas ruas de Nova York e é aqui que o filme se torna ainda mais empolgante, com Capitão America assumindo a liderança da equipe, Thor liberando todo seu poder e Hulk esmagando tudo que vê pela frente.Ver todos unidos em ação, funcionando como uma equipe é fantástico, mas uma cena em especial com Bruce Banner se transformando em Hulk é simplesmente sensacional, deixa qualquer fã com um baita sorriso no rosto.

Tanto a versão legendada, quanto a dublada apresentam alguns problemas de tradução, mas nada que chegue a  prejudicar a trama, já a versão em 3D deixa bastante a desejar, não que seja mal executada, de forma alguma, mas as cenas em 3D representam apenas uma parte do filme, o que acaba não compensando o ingresso mais caro.

Os Vingadores é um filme extremamente divertido e competente, Joss Whedon conseguiu presentear os fãs com uma aventura fiel ao espirito da super equipe da Marvel, heróis se unindo para enfrentar uma ameaça que não são capazes de superar sozinhos, tudo que define esses fascinantes personagens esta, de alguma forma, representada no filme. Com toda a certeza o melhor filme Marvel e ouso dizer, o melhor filme de super heróis que já vi. Stan Lee deve estar orgulhoso.

"Meu segredo? Eu estou sempre zangado."






Nenhum comentário:

Postar um comentário