quinta-feira, 26 de abril de 2012

Análise cinema - Avante Vingadores



Em meados de 2006 a editora Marvel anunciou que começaria a produzir seus próprios filmes através da Marvel Studios e com ela a esperança de milhares de fãs de assistirem adaptações dignas de seus personagens preferidos no cinema. Afinal quem melhor para levar os heróis Marvel ao cinema do que a própria Marvel.

A primeira produção dos estúdios Marvel foi o filme Homem de Ferro
, que estreou em 2008 e justamente por ser o primeiro, as expectativas dos fãs eram extremamente altas, e o diretor Jon Favreau não decepcionou, e apresentou uma aventura extremamente divertida e envolvente, conseguindo respeitar a origem do personagem e ao mesmo tempo atualiza-la. As cenas de ação e os efeitos especiais são ótimos, e Robert Downey Jr interpreta um Tony Stark extremamente cativante e divertido. O grande trunfo da Marvel foi colocar uma cena pós créditos onde Tony Stark tem um pequeno dialogo com Nick Fury, surpreendentemente interpretado por Samuel L. Jackson, que cita a Iniciativa Vingadores. Com essa pequena cena todo fã teve a certeza que a Marvel tinha um audacioso plano de unir seus maiores heróis em um único filme, e Homem de Ferro foi a certeza de que ela sabia o que estava fazendo. (Veja a cena de pós créditos aqui)




Ainda em 2008 estreou o Incrível Hulk, filme dirigido por Louis Leterrier e protagonizado por Edward Norton. A Marvel decidiu, acertadamente, deixar de lado o filme de 2003 apresentando um Bruce Banner fugitivo e obcecado por encontrar uma cura. Um filme bem mais focado na ação do que no drama se comparado com o filme de Ang Lee, o que de certa forma deixou a trama bem mais atraente. Os efeitos especiais estão incríveis, Hulk esta bem realista e imponente. Apesar de Edward Norton ser competente não chegou a me convencer como Bruce Banner, já Tim Roth consegue entregar um vilão a altura do incrível Hulk. O filme faz muitas menções ao universo Marvel, como o soro do super soldado, a SHIELD e as industrias Stark, e novamente temos uma cena no final do filme, dessa vez com Tony Stark conversando com o general Ross sobre a formação de uma equipe.  (Veja a cena de pós créditos aqui)




Em 2010 temos a sequencia de Homem de Ferro, dessa vez a Marvel ousa mais e traz muitos elementos do seu universo, aqui não há mais duvidas que Os Vingadores realmente estavam a caminho. O filme, novamente dirigido por Jon Favreau, mostra Tony Stark debilitado, envenenado pela mesma tecnologia que criou para se manter vivo, no meio disso tem que deter um novo vilão, Whiplash, que busca vingança. Mickey Rourke entrega um personagem competente, que convence como vilão, mas não chega a ser nada memorável. Os destaques do filme ficam mesmo com a adição de novos heróis a trama, como a Viúva Negra e Maquina de Combate, alem de uma participação mais ativa do coronel Nick Fury. E nas já tradicionais cenas pós créditos, temos um pequeno deslumbre do martelo de Thor, preparando o terreno para o próximo filme da Marvel.  (Veja a cena de pós créditos aqui)




Thor estreou em abril de 2011, e com muitas expectativas. Dirigido por Kenneth Branagh e com Chris Hemsworth como Thor, o filme apresenta uma historia baseada na mitologia nórdica, um filme de ação, aventura e magia, algo pouquíssimo explorado nos filmes anteriores da Marvel e conta a historia do deus Thor, filho de Odin, que esta preste a ser coroado rei de Asgard, mas acaba sendo banido na Terra devido a sua arrogância e prepotência. O filme funciona muito bem como uma aventura despretensiosa, mas peca por não dar a devida profundidade a alguns personagens, sorte que Thor, Loki e Odin foram muito bem interpretados, com destaque para Loki interpretado por Tom Hiddleston, que finalmente apresenta um vilão realmente memorável nos filmes da Marvel, digno do personagem original. Na cena pós credito vemos Nick Fury em posse do cubo cósmico, artefato de grande poder e tem ligação com o próximo filme.  (Veja a cena de pós créditos aqui)




Capitão America, que estreou em 2011, foi o ultimo filme da Marvel Studios antes do aguardadíssimo filme dos Vingadores. O filme conta com a direção de Joe Johnston e tem Chris Evans no papel principal. O filme mostra a historia de Steve Rogers, rapaz franzino que ao tentar alistar-se no exercito, acaba como voluntario no programa super soldado e se torna o lendário Capitão America. Joe Johnston entrega um filme bem consistente, com personagens muito bem desenvolvidos, mas é Chris Evans quem impressiona com sua interpretação no papel principal, conseguindo captar a essência de um dos principais personagens dos Vingadores e da própria Marvel. No final vemos o Capitão despertando nos dias atuais e sendo abordado por Nick Fury.  (Veja a cena de pós créditos aqui)




Os cinco filmes da Marvel, são ótimos, todos eles com algumas falhas, mas todas tão pequenas que não chegam a atrapalhar o resultado final. Cada filme funciona perfeitamente sozinhos com tramas muito bem desenvolvidas, mas se tornam bem mais interessantes se visto em conjunto, sobre um contesto maior. A Marvel conseguiu, de forma sutil, mas eficiente, interligar os cinco filmes, criando um universo coeso e deixando os fãs com uma expectativa enorme para seu grande filme de 2012, Os Vingadores.

"Avante Vingadores"



3 comentários:

  1. show de bola, Luis! Gostei muito, vc conseguiu contar um poquinho a mais de cada historia, de cada um desses personagens fascinantes!!! hehehehe e to louucaaaaaaa pra ver os vingadores!!! vou ir na segunda hehe beijao!

    ResponderExcluir
  2. Grande Claudius, valeu...

    Tenho certeza que será um grande filme, a Marvel dedicou muito tempo e dinheiro nesse filme.

    O diretor é roterista de quadrinhos e conhece bem os personagens, a possibilidade de erro é mínima, mas veremos em algumas horas o resultado...

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, a intenção era justamente essa, tentar passar um pouco de cada historia de cada filme e demonstrar que Os Vingadores é uma mega produção desenvolvido a anos.

    Verei hoje mesmo.

    No sábado pretendo postar a analise do filme...

    ResponderExcluir