sábado, 21 de novembro de 2020

Análise games - Little Nightmares


Um pequeno pesadelo memorável! 

Little Nightmares nos apresenta uma pequena aventura sombria, onde uma misteriosa garota, trajando uma peculiar capa de chuva amarela e "armada" com um pequeno isqueiro, busca fugir de um assustador navio, enquanto a horripilante tripulação tenta captura-la. Lançado em abril de 2017 para PC, XOne e PS4, chegando ao Nintendo Switch em maio de 2018, sendo desenvolvido pelo estúdio independente Tarsier Studios e distribuído pela Bandai Namco Entertainment. 

Essencialmente Little Nightmares é um game de plataforma com pequenos quebra-cabeças que precisam ser resolvidos para se poder avançar, mas assim como Limbo e Inside, ele se destaca pela sua direção artística marcante, narrativa enigmática e atmosfera sombria. Proporcionando uma experiência impar e envolvente. 

O enredo é desenvolvido de forma totalmente visual, não havendo textos, diálogos ou introdução, nem mesmo o nome da pequena protagonista é mencionado. Com uma narrativa enigmática que apresenta mais questionamentos do que respostas, deixando a cargo do jogador criar as suas próprias teorias do que de fato está acontecendo. Como a pequena menina foi parar na bizarra embarcação? Quem é a misteriosa senhora que controla o local? Por que os seus passageiros parecem ter uma fome insaciável? Qual a origem dos pequenos e simpáticos seres com a cabeça em forma de cone? Todos esses questionamentos não são claramente respondidos, mas justamente por isso tornam o enredo envolvente e interessante. 

As mecânicas e jogabilidade seguem a cartilha estabelecida nos jogos de plataforma, onde obstáculos nos cenários 2D devem ser superados para se avançar, permitindo pequenas interações com o ambiente. Os quebra-cabeças são chegam a surpreender, se demonstrando bastante intuitivos e fáceis de se resolver, deixando assim o gameplay bastante fluido e objetivo. Mas apesar da aparente facilidade o level design geral do game é excelente e aliados à ótima jogabilidade deixam o game extremamente prazeroso de se jogar. 

A campanha principal é relativamente curta, podendo ser finalizada facilmente em menos de 3 horas, porém a imersão que o game oferece faz com que a percepção de tempo seja facilmente deixada de lado, com momentos tensos, pequenas reviravoltas e um final surpreendente. O game ainda conta com três DLCs que acrescentam pequenas narrativas que se interligam com a campanha principal, porém o conteúdo adicional se demonstra menos expressivo que o jogo base, apesar de apresentar um final igualmente marcante. 

A direção artística do game, ao lado da sua narrativa, é um dos maiores destaques de Little Nightmares, nos apresentando um conto sombrio e instigante, com cenários frios, criaturas caricatas e seres humanoides horripilantes, como o zelador com os seus imensos braços, ou os mórbidos cozinheiros que não excitam em utilizar a pequena protagonista como ingrediente adicional em suas receitas. 

Little Nightmares é um excelente game, que mesmo com sua curta duração consegue entregar uma experiência extremamente satisfatória, com uma narrativa enigmática e atmosfera sombria que tornam o game marcante e surpreendente. Um pequeno pesadelo que vale a pena ser vivenciado e apreciado em sua totalidade. 


Informações adicionais: 
  • Nota geral: 09.
  • Tempo dedicado ao game: 10 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 20 de 21.
  • Dificuldade: Fácil.
  • Fica a dica: Jogue a DLC na sequencia.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Devido ao seu preço elevado não vale, sugiro compra-lo com no mínimo 50% de desconto
  • Modo de jogo: Exclusivamente singleplay.
  • Idioma: Interface e textos em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário