sábado, 29 de fevereiro de 2020

Análise games - Areia: Pathway to Dawn


Journey brasileiro?! 

Areia: Pathway to Dawn é game contemplativo, fortemente inspirado em Journey, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Gilp Studio e que recebeu apoio da lei de incentivo da Ancine. Lançado em janeiro de 2020 para PC. 

Assim como sua clara inspiração Journey, Areia apresenta uma narrativa enigmática e interpretativa, não contendo diálogos ou textos, com exceção de pequenas frases que só serão reveladas caso o jogador encontre locais específicos de meditação. Dessa forma a história ou mensagem do game não fica clara em um primeiro momento, exigindo uma certa atenção do jogador para compreender a mensagem que o game busca apresentar.

Basicamente assumimos uma pequena entidade com forma humanoide, que chama atenção pelo formato peculiar do seu crânio ao lembrar um "vaso" de onde escorre areia de seu interior. Essa entidade sem nome vaga em um imenso deserto em busca de algo, ou alguém. Sim, tal descrição é vaga, mas a própria narrativa do game se propõem a isso, deixando boa parte da interpretação a cargo do jogador e uma maior descrição da história poderia afetar justamente essa interpretação. 

Para se avançar no game o jogador deverá explorar os belos cenários em busca de pequenos quebra-cabeças, que são fáceis e intuitivos de serem resolvidos, mas que aumentam a sua complexidade conforme se avança pelos cenários. O game não apresenta mecânicas complexas, basicamente o jogador deverá vencer os obstáculos do terreno utilizando a habilidade do protagonista de criar pontes de areia, posteriormente uma variação dessa mecânica é adicionada, mas não alterando significativamente a sua jogabilidade. 

Um dos maiores destaques de Areia é a sua belíssima ambientação, basicamente nós vemos em meio a um imenso deserto, mas que em poucos minutos se revela instigante, com cores vibrantes e um bom level design. Os cenários não chegam a ser grandiosos, mas recompensam a exploração, escondendo pequenos segredos que podem contribuir tanto com a progressão, revelando pequenos atalhos, quanto com a compreensão da história e sua mensagem. 

O game é cheio de simbologias, fazendo referência a cultura indiana e suas filosofias, como budismo e hinduísmo, porém tais símbolos passam facilmente despercebidos, por exigirem um conhecimento prévio do jogador, dificultando assim a sua real compreensão. Vale mencionar que os desenvolvedores prometeram uma futura atualização que incluirá o significado das diversas simbologias utilizadas no jogo. Sem dúvida será uma excelente adição. 

De maneira geral Areia: Pathway to Dawn é um bom jogo, com uma excelente ambientação, boas mecânicas de gameplay, quebra-cabeças acessíveis e uma trilha sonora que não surpreende, mas que contribui com a proposta contemplativa e relaxante do game, com uma narrativa enigmática, que pode tanto satisfazer os entusiastas de jogos contemplativos, quanto frustrar pelo seu final abrupto e aberto.


Informações adicionais:
Nota geral: 6,5.
Tempo dedicado ao game: 4 horas.
Conquistas desbloqueadas: 09 de 12.
Dificuldade: Fácil, extremamente fácil.
Fica a dica: Explore!
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? O preço é acessível e condizente com o tempo da experiencia.
Modo de jogo: Exclusivamente singleplay.
Idioma: Textos em português.

Game fornecido pela Gilp Studio ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário