quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Análise games - Hunt: Showdown


Tenso! Muito tenso! Tenso pra caralho!!! 

Após um ano e meio em acesso antecipado a Crytec nos apresenta a versão final de Hunt: Showdown, um inspirado jogo de tiro em primeira pessoa, que mistura elementos de games competitivos e cooperativos, com uma boa dose de terror e sobrevivência, em partidas totalmente online para até dez jogadores. O resultado é extremamente positivo, com um game, desafiador, tenso e prazeroso de se jogar.

O ano é 1895, estamos em uma Louisiana infestada de mortos vivos e criaturas demoníacas, você faz parte de uma linhagem de caçadores, que tem a capacidade mística de localizar e banir tais criaturas, em troca da devida recompensa logicamente, porém você não está sozinho, outros caçadores também buscam os lucros da caçada e não hesitarão em elimina-lo se necessário. Esse é o conceito básico de Hunt, o game infelizmente não apresenta uma campanha ou narrativa, focando inteiramente nas suas partidas multiplayer. Apesar disso ele busca estabelecer uma base solida para a sua ambientação, apresentando uma biblioteca com textos que vão sendo desbloqueados conforme o jogador progride no jogo, detalhando tanto as criaturas, quanto as armas utilizadas no game.

Basicamente o jogador deve explorar o amplo mapa em busca de pistas para localizar o alvo do contrato, que podem ser um dos três demônios disponíveis no jogo base, a Aranha, o Assassino e o Carniceiro, todos eles com visuais bem assustadores e originais. Após localizar e eliminar um dos alvos o jogador deve bani-lo do mundo dos vivos, aguardando um tempo para coletar a sua recompensa e assim fugir para o local de extração. Parece simples, porém o grande diferencial de Hunt é que a qualquer momento você poderá encontrar outros jogadores que buscam o mesmo objetivo e é aqui que a imprevisibilidade do gameplay se instala, pois não há como prever qual será a estratégia adotada pelos adversários, que podem tanto estar à espreita prontos para emboscá-lo, quanto avançando para obter a recompensa antes de todos e para aumentar ainda mais a tensão, assim que um jogador cumpre com o objetivo, sua localização no mapa é revelada à todos os outros jogadores, fazendo-o correr contra o tempo para escapar com vida da missão. 

E todo o level design do game foi pensado para contribuir com esse clima de tensão, o cenário é amplo e cheios de lugares que facilitam as possíveis emboscadas, assim como praticamente todas a estruturas apresentam inúmeras entradas, possibilitando que os ataques possam vir de todos os lados e os sons ambientes ganham uma importância nunca vista antes em um game, cada movimento, cada interação com o cenário, cada disparo com armas e até mesmo a mera abertura de uma porta, enfim basicamente tudo no jogo emite algum tipo de ruído que poderá alertar os jogadores adversários sobre a sua posição, fazendo com que a cautela e estratégia de ataque seja fundamentais para se obter a vitória. É impossível não reconhecer o excelente trabalho que a Crytec realizou com o design de som, que aliado a excelente trilha sonora, contribuí em muito com sensação soturna que o game busca apresentar, tornando a ambientação ainda mais vivida e sombria. 

Sem dúvida a ambientação é outro ponto alto do game, ao apresentar um cenário melancólico e opressor, que mesmo em plena luz do dia consegue ser assustador, com os ambientes bastante variados como áreas de pântanos e campos, que são recheados de cabanas abandonadas, tuneis, celeiros, igrejas e até mesmo um presidio em ruínas, onde a todo o momento pode revelar um inimigo à espreita, além de outros caçadores logicamente. Além da ambientação temos a excelente caracterização dos caçadores que utilizam vestimentas e armas condizentes com a época em que o game se passa, dando bastante personalidade ao game, principalmente por apresentar uma boa variedade de modelos, tanto femininos, quanto masculinos. 

Até o momento o game conta com dois modos de jogo disponíveis, sendo o principal o modo "Caça à Recompensa", que consiste em encontrar e eliminar os alvos no mapa, permitindo que até dez jogadores participem da partida em equipes de até três caçadores, além do modo de Jogo Rápido, onde o jogador terá que enfrentar outros caçadores de maneira solo em partidas onde o objetivo é ser o último sobrevivente. São dois modos divertidos, que sem dúvida garantirão boas horas de diversão, mas fica a torcida para que novos modos sejam adicionados no futuro, assim como novos contratos e inimigos. 

O jogo apresenta um sistema de progressão interessante, onde o jogador obtêm pontos de experiencia em cada partida, aumentando assim o grau da sua linhagem de caçadores, quanto maior o grau ou nível, melhores armas e equipamentos serão liberados, além disso cada caçador recrutado tem o seu próprio nível, que também aumenta conforme contratos realizados, liberando assim novos atributos, porém o jogo apresenta um sistema de morte permanente após se atingir o grau dezessete, fazendo com que caçadores e seus equipamentos sejam totalmente perdidos, caso sejam mortos durante um contrato, isso adiciona uma camada adicional de apreensão nas partidas, afinal, ninguém quer perder um personagens após horas de dedicação. 

Além dos pontos de experiencia, o jogador será recompensado com "Hunt Dollars" e "Títulos de Sangue", onde o primeiro serve para adquirir armas e equipamento na loja do jogo, enquanto o segundo serve para recrutar caçadores lendários, assim como desbloquear armas lendárias. Logicamente que as famigeradas micro transações estão presentes aqui, permitindo comprar com dinheiro real as chamadas "Títulos de Sangue", dando uma leve vantagem para os jogadores que estão dispostos a pagar para desbloquear os equipamentos lendários de forma mais rápida. 

A curva de aprendizado de Hunt Showdown é alta e as primeiras horas de jogo serão bem tensas e desafiadoras, principalmente pelo fato do jogo ser totalmente online, obrigando aos jogadores inexperientes a aprender as mecânicas do gameplay na pratica, competindo com jogadores já experientes, o que muitas vezes se torna frustrante, principalmente quando a derrota ocorre de forma inesperada, como levar um único tiro certeiro bem no meio da testa de uma distância impossível de ser realizada com as armas iniciais do jogo. Sem dúvida separar as partidas de acordo com o nível dos jogadores seria o ideal para balancear um pouco as partidas e até mesmo um modo treino seria indicado para ambientar melhor os novatos no game. 

Em termos técnicos o game não decepciona, não apresentando problemas críticos de desempenho, porém há dois pontos que merecem ser mencionados, primeiro em vários momentos o game apresentou problemas de texturas que não são corretamente carregadas, ocorrendo principalmente com objetos interativos do cenário. O segundo problema é o tempo excessivo de carregamento do jogo, os loadings são constantes, ocorrendo não só ao se inicializar o game, mas no começo de cada partida e até mesmo no fim, deixando a parte da jogatina monótona desnecessariamente. 

Mas apesar desses problemas técnicos e da frustração causada em algumas partidas, é difícil não recomendar Hunt Showdown, sem dúvida se trata de um ótimo game que merece destaque entre os lançamentos do ano, por conseguir mesclar de forma excelente elementos de jogos cooperativos e competitivos, além de apresentar uma ambientação impressionante, original e assustadora, contribuindo em muito com o tom tenso e sombrio que o game busca alcançar. 



Informações adicionais: 
Nota geral: 08.
Tempo dedicado ao game: 19 horas.
Conquistas desbloqueadas: 13 de 37.
Dificuldade: Alta, principalmente para jogadores iniciantes.
Fica a dica: Jogue em dupla, ficará mais fácil de se manter vivo e não tenha medo de enfrentar os inimigos, quanto mais cedo perder o receio, mais cedo o game se tornará divertido.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Para os fãs do gênero sem dúvida vale, mas caso não esteja familiarizado com o estilo do jogo talvez seja melhor aguardar uma promoção de ao menos 25%.
Modo de jogo: Exclusivamente multiplayer.
Idioma: Em inglês, com menus em português.

Game fornecido pela Crytec ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário