quinta-feira, 30 de maio de 2019

Análise games - Warhammer 40,000: Space Wolf


Interessante, mas pouco satisfatório!

Warhammer 40,000: Space Wolf é um game tático por turnos e utilização de cartas, ambientado no rico e sombrio universos de Warhammer 40,000. Desenvolvido e distribuído pelo estúdio HeroCraft. Lançado oficialmente em setembro de 2017 para PC, após um ano em Acesso Antecipado. 

A franquia Warhammer é bastante extensa e conta com dezenas de jogos, livros e RPGs de mesa. Space Wolf nos apresenta Valgard Twice Slain, líder do esquadrão dos "Lobos do Espaço" que busca sobreviver em um planeta hostil ao lado dos seus irmãos de armas, após o seu Cruzador ter sido abatido. A trama é bem conceitual, sendo desenvolvida inteiramente através de diálogos curtos no início de cada missão, deixando claro que o maior enfoque do game é no seu gameplay.

A jogabilidade de Space Wolf pode tanto agradar, quanto frustrar devido as suas mecânicas baseadas em turnos e utilização de cartas. O game funciona de maneira bem simples, basicamente o jogar assume o controle de três operativos, entre eles o protagonista, em cenários 3D com o objetivo de alcançar determinado ponto do mapa, enfrentando hordas de inimigos que surgem pelo caminho. Um conceito básico que lembra XCOM, porém com o diferencial em que para cada ação, tanto de movimentação quanto de defesa ou ataque, o jogador deverá utilizar uma de suas cartas e é exatamente na utilização das cartas para executar ações que o game acaba se diferenciando. 

Ao iniciar uma missão os operativos terão acesso a sete cartas cada, que são escolhidas de forma aleatória de acordo com o baralho específico de cada personagem, sendo que apenas o baralho do protagonista pode ser livremente editado. Em cada turno os operativos poderão executar duas ações, ficando a cargo do jogador definir qual a melhor estratégia para lidar com as situações apresentadas. 

Nada fora do padrão de games táticos em turnos, porém a movimentação e a sensação de progressão, mesmo dentro das próprias missões, se demonstram falhas e demoradas. Um forte exemplo disso é o fato da área de ação dos personagens ser bastante limitada, forçando o jogador a todo momento reposicionar os operativos e como um movimento conta como ação e consome uma carta disponível, o resultado na maioria das vezes é que o jogador conseguirá realizar apenas um ataque por turno, o que acaba desbalanceado a dificuldade do jogo, principalmente quando há uma quantidade excessiva de inimigos, o que inevitavelmente leva à derrota em muitas situações. 

O jogo apresenta duas formas de melhorar a efetividade nos combates, primeiro a cada conclusão de missões o jogador ganhará cartas, assim como pontos que poderão ser utilizados para fabricar novas armas e equipamentos, além disso o game conta com o sistema que permite fundir cartas iguais para fortalecê-las, melhorando os seus status. Há uma grande quantidade de cartas, porém muitas delas são bem semelhantes deixando as opções bem limitadas na customização dos baralhos. 

A segunda forma de melhorar os combates está nos níveis das armaduras dos operativos, onde novas habilidades e cartas são liberadas ao se gastar pontos ganhos nas missões. Apesar de ser um sistema bem funcional e simples de se entender ele se demonstra lento e pouco satisfatório, principalmente por não passar a real sensação de progressão na execução das missões, o que deixa o gameplay um pouco frustrante e nada divertido. Além disso a baixa sensação de progressão prejudica o fator replay do game, principalmente pela dinâmica do jogo se manter basicamente a mesma do início ao fim nas três campanhas do jogo base. 

Em termos de ambientação o game não impressiona, mas apresenta cenários que atendem a proposta do game, com mapas amplos e lineares. O visual dos personagens está bem feito, dando um bom ar de familiaridade com outros games da franquia Warhammer. 

Warhammer 40,000: Space Wolf não é um jogo ruim, apresentando boas mecânicas para um game tático, porém a sua diversão acaba sendo prejudicada devido a baixa sensação de progressão e a repetitividade nas estruturas de missões, além de entregar uma história rasa e desinteressante. Infelizmente um jogo para poucos, indicado apenas para os entusiastas do gênero. 


Informações adicionais: 
Nota geral: 6,0.
Tempo dedicado ao game: 49 horas.
Conquistas desbloqueadas: 22 de 79.
Dificuldade: Difícil.
Fica a dica: O segredo do game é melhorar o seu baralho, portando busca sempre os objetivos opcionais para liberar novas cartas.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Até vale, mas aconselho a comprá-lo com no mínimo 50% de desconto.
Modo de jogo: Campanha singleplayer, com modos multiplayers.
Idioma: Em inglês, sem tradução disponível no momento.

Game fornecido pela HeroCraft ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário