Reconhecível, mas satisfatoriamente novo!
XCOM 2, game tático em turnos, desenvolvido pelo estúdio Firaxis e publicada pela 2K. Lançado em fevereiro de 2016, com versões para PC, XOne e PS4.
XCOM Enemy Unknown repaginou de forma extremamente competente a clássica franquia dos anos 90. XCOM 2 é a bem-vinda continuação do game lançado em 2012, que toma a liberdade de "reescrever" os acontecimentos do primeiro game, sem descarta-los totalmente. Na continuação os aliens venceram a guerra e a duas décadas governam a humanidade, em uma sociedade supostamente utópica. Nesse contexto a organização XCOM se tornou uma operação clandestina e cabe ao jogador coordenar a resistência e derrubar a ditadura Alienígena.
Tanto no game anterior, quanto em XCOM 2 a narrativa não surpreende, a história é bem construída e cativa ao resgatar personagens de Enemy Unknown, ao mesmo tempo que apresenta novos coadjuvantes, como Lily Shen, mas é inegável que a história pode ser deixada facilmente em segundo plano, com o foco natural dado as mecânicas de estratégia e gerenciamento.
Essencialmente o game se mantém o mesmo, com uma boa dose de gerenciamento de recursos, exigindo do jogador a priorização de construções e pesquisas que permitam o acesso a novas tecnologias, tornando assim o seu esquadrão mais forte e efetivo, enquanto entrega combates táticos intensos, frustrantes e ao mesmo tempo recompensadores, que fazem o jogador se manter interessado mesmo após horas de gameplay, por apresentar a necessidade constante de planejamento estratégico, onde o menor dos erros pode causar perdas gravíssimas e irreversíveis.
Mas XCOM 2 não se contenta apenas em repetir a formula de seu antecessor, pois consegue adicionar uma serie de melhorias, não só gráficas, mas também mecânicas, garantindo uma boa dose de novidade ao game, como no começo das missões onde o esquadrão inicia em modo furtivo, garantindo assim uma vantagem tática importante contra o primeiro grupo de inimigos encontrado, assim como uma maior variedade de objetivos, como operações com tempo limite de turnos para serem finalizadas, o que faz o jogador tomar decisões mais arriscadas e imprudentes, ou mesmo missões de resgate de operativos que poderão integrar tanto a equipe tática, quanto a de gerenciamento.
A peculiar dificuldade da franquia se mantém, exigindo do jogar a tomada de decisão não só no campo tático, mas também no de gerenciamento. A pesquisa tardia de determinada tecnologia pode deixar o jogo extremamente mais difícil, assim como o posicionamento incorreto no campo de batalha pode causar a falha de determinada missão. Mas além disso, XCOM 2 adiciona novas fatores que aumentam ainda mais a dificuldade do game, como o chamado Avatar Project, misterioso projeto dos alienígenas que se concluído faz a campanha ser perdida automaticamente, para atrasa-lo é preciso realizar missões de sabotagem, há também os chamados Dark Events, que adicionam mensalmente novos características aos inimigos, como maior pontos de armadura, ou a garantia de reforços adicionais em cada missão. Essas novas adições deixam a campanha um pouco mais tensa e contribuem com a sensação de desvantagem e urgência do gameplay.
A peculiar dificuldade da franquia se mantém, exigindo do jogar a tomada de decisão não só no campo tático, mas também no de gerenciamento. A pesquisa tardia de determinada tecnologia pode deixar o jogo extremamente mais difícil, assim como o posicionamento incorreto no campo de batalha pode causar a falha de determinada missão. Mas além disso, XCOM 2 adiciona novas fatores que aumentam ainda mais a dificuldade do game, como o chamado Avatar Project, misterioso projeto dos alienígenas que se concluído faz a campanha ser perdida automaticamente, para atrasa-lo é preciso realizar missões de sabotagem, há também os chamados Dark Events, que adicionam mensalmente novos características aos inimigos, como maior pontos de armadura, ou a garantia de reforços adicionais em cada missão. Essas novas adições deixam a campanha um pouco mais tensa e contribuem com a sensação de desvantagem e urgência do gameplay.
Algo extremamente positivo foi a implementação de um amplo sistema de customização, que além das habituais novas habilidades a cada promoção, permite adicionar melhorias não só em armas, mas também nos operativos, melhorias essas que vão desde aumento da mobilidade a melhoria da mira. Quer um operativo que cause dano massivo ao flanquear inimigos? Modifique a sua arma para causar mais dano! Ou um sniper que erre menos tiros por missões? Aumente a sua precisão ao adicionar um modificador de personagem! As possibilidades são variadas, tanto nas habilidades únicas de cada classe, quanto nos modificadores de armas e personagens, apresentando uma boa sinergia entre elas, caso o jogador saiba combina-las, fazendo dos operativos verdadeiros super soldados ao atingirem os níveis mais altos. Vale ressaltar que tais melhorias são obtidas de forma aleatória em cada missão, o que deixa o progresso equilibrado com a dificuldade do game.
Além das melhorias de armas, armaduras e habilidades, o game permite customizar visualmente cada operativo, dando bastante personalidade a cada soldado, há uma boa variedade de armaduras, texturas e cores, que agradarão os entusiastas de customização de personagens. Não é um sistema muito robusto, mas que funciona perfeitamente dentro da proposta do jogo. O interessante é que o game permite criar personagens diversos, dando-lhes nome, nacionalidade e características individuais, isso contribui ainda mais com o vínculo entre o jogador e os operativos, principalmente por ser possível salvar os personagens criados e utiliza-los em outras campanhas.
O game melhora não só graficamente, mas aproveita o "reinicio" da trama para atualizar visualmente os alienígenas, contribuindo assim com o ar de novidade da continuação. Como exemplo podemos citar os Sectoids que estão mais assustadores e poderosos, assim como os icônicos Thin Man que foram substituídos pelos Vipers, ou mesmo os Mutons que tiveram leves mudanças, mas que continuam imponentes, além é claro da adição de novos inimigos, como o Andromedon, que surpreende por apresentar dois estágios de combate e o bizarro Faceless que se mistura entre os humanos para pegar o jogador desprevenido.
Um dos poucos defeitos do game são seus loads, que são bastante demorados, principalmente no fim das missões, além de ocasionais quedas de desempenho, nada que estrague a experiencia, mas incomoda um pouco em determinados momentos. Outro ponto negativo é que infelizmente o game não recebeu localização para português, novamente não chega a atrapalhar, mas seria um ponto a mais, caso o game estivesse devidamente localizado para a nossa língua.
Um dos poucos defeitos do game são seus loads, que são bastante demorados, principalmente no fim das missões, além de ocasionais quedas de desempenho, nada que estrague a experiencia, mas incomoda um pouco em determinados momentos. Outro ponto negativo é que infelizmente o game não recebeu localização para português, novamente não chega a atrapalhar, mas seria um ponto a mais, caso o game estivesse devidamente localizado para a nossa língua.
XCOM 2 é um excelente game tático, que consegue pegar todos os elementos que funcionaram no game anterior e melhora-los, ao mesmo tempo que adiciona uma boa dose de novidade. Um game extremamente reconhecível, mas mesmo assim prazeroso de se jogar, que frustra na medida certa, ao mesmo tempo que recompensa o jogador a cada vitória. Se curtiu Enemy Unknown, sem duvida irá gostar de XCOM 2 e que venha XCOM 3, já estamos aguardando!
"Somos XCOM!"
Informações adicionais:
Nota geral: 09.Tempo dedicado ao game: 62 horas.
Conquistas desbloqueadas: 52 de 88.
Dificuldade: Difícil, mas se tornando moderada, após o domínio das mecânicas do jogo.
Fica a dica: Cautela é a melhor dica para se jogar XCOM.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim, vale! Pois o fator replay é altíssimo.
Modo de jogo: Campanha Singleplayer e modos multiplayer.
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