quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Análise games - To the Moon


Envolvente e dramático!

To the Moon é um game independente focando em narrativa, criado através do RPG Maker, desenvolvido e distribuído pelo estúdio Freebird Games. Lançado em novembro de 2011 para PC. 

To the Moon apresenta um enredo interessante, onde um velho a beira da morte busca realizar seu último desejo, contratando assim dois especialistas que trabalham com uma tecnologia que permite alterar as memórias de seus clientes para realizar os seus desejos.

O game inicia com os doutores Eva Rosalene e Neil Watts chegando à propriedade de Johnny, que já se encontra em fase terminal, ao acessar as suas memórias mais recentes, o próprio Johnny revela que o seu último desejo é conhecer a lua, não sabendo dizer o motivo, apenas que esse é seu desejo final, porém os doutores explicam que precisam saber da motivação real para conseguir alterar de forma consistente as memórias de Johnny e realizar assim o seu desejo. 

A partir dessa premissa que a narrativa de To the Moon se desenvolve, com Eva e Neil explorando as lembranças de Johnny em busca de acontecimentos e respostas que os auxiliem a realizar o último de desejo do seu cliente, visitando assim vários momentos importantes do passado de Johnny e é aqui que o game se destaca, apresentando a cada nova memória elementos do passado de John e sua relação com a sua falecida esposa, revelando uma trama leve, mas ao mesmo tempo carregada de dramaticidade, equilibrando de forma bastante competência momentos de humor com temas pesados, sempre apresentando um certo mistério que mantém o jogador interessado até o fim da narrativa. 

A ausência de dublagem faz falta, mas acaba sendo compensada com uma excelente trilha sonora que combina perfeitamente com o tom dramático e emotivo da trama do game. Mas apesar de apresentar uma duração curta, podendo ser finalizado em um pouco mais de quatro horas, a narrativa aparente se alongar desnecessariamente. 

Em termos de jogabilidade o game se demonstra extremamente simples em sua mecânicas, basicamente o jogador explorara os pequenos cenários interagindo com alguns poucos objetos até encontrar todos os itens corretos para desbloquear a próxima memória, não apresentando desafio nem mesmo nos pequenos puzzles entre os trechos de memórias. 

No fim To the Moon é um ótimo game que apresenta uma história envolvente e dramática, que trata de temas como perda, trauma e promessa, não apresentando nenhum desafio propriamente dito, mas que entrega um final emocionante e recompensador. Um game ideal para os fãs de jogos independentes onde a prioridade é a narrativa. 

"Por que um dias serei amiga de um deles!" - River

Informações adicionais:
Nota geral: 08.
Tempo dedicado ao game: 5 horas.
Conquistas desbloqueadas: 01 de 01.
Dificuldade: Extremamente fácil.
Fica a dica: É um game narrativo, tenha em mente que você mais lerá do que jogará de fato.
Gameplay: Clique aqui.
Vale o preço? Até vale, mas sugiro compra-lo com 50% de desconto.
Modo de jogo: Exclusivamente singleplayer.
Idioma: Game sem nenhum tipo de dublagem, mas com textos e legendas em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário