sábado, 11 de março de 2017

Análise games - Zenge


Simples e belo!

Zenge é um game puramente casual e minimalista, desenvolvido de maneira independente pela desenvolvedora Michal Pawlowski, sendo distribuído pela Hamster On Coke Games. Lançado em abril de 2016, para PC e Android.

Zenge tem uma proposta extremamente simples, resolver pequenos puzzles para liberar belas imagens, é como montar um quebra cabeça de fato, porém com um toque minimalista. A jogabilidade é simples e funcional, basicamente temos que mover as peças por linhas pré-definidas e posiciona-las de maneira correta, o interessante é que há uma sequencia de posicionamento, pois não basta colocar uma peça no lugar certo, mas sim coloca-las na sequencia correta. Os primeiros puzzles são bem simples, sendo resolvidos em poucos segundos, mas conforme o jogador avança novos elementos são inseridos, como a necessidade de rotacionar, espelhar e até mesmo transferir peças de um ponto a outro. Isso dá um ar de complexidade aos quebra cabeças, mas nada que afete significativamente a dificuldade do jogo, uma vez que o mesmo pode ser finalizado em menos de duas horas.

O grande atrativo de Zenge é sua direção artística, cada novo puzzle resolvido revela uma bela arte, que são simples em sua essência, mas impressionam pela sua beleza e profundidade e é interessante notar que há certa narrativa ocorrendo através da arte, mostrando um pequeno personagem explorando mundos desconhecidos, porém tal narrativa é bem enigmática, pois não deixa claro qual a sua mensagem no final do jogo.

A trilha sonora é agradável e relaxante, não tornando-se enjoativa em nenhum momento, casando perfeitamente com a proposta do game. 

Zenge é um bom jogo, apresentando uma jogabilidade simples e funcional, com belíssimas imagens que instigam o jogador a continuar jogando. Indicadíssimo para os fãs de jogos casuais e minimalistas. 

Informações adicionais:
Nota geral: 7,0.
Tempo dedicado ao game: 2 horas.
Conquistas desbloqueadas: 01 de 01.
Dificuldade: Fácil.
Fica a dica: Tão simples que nem precisa de dica.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? É tão barato, que vale compra-lo com ou sem desconto!
Modo de jogo: Exclusivamente Singleplayer.
Idioma: Não há diálogos ou textos a serem traduzidos!

Deixo um agradecimento especial ao amigo Bonjony, que me presenteou com o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário