segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Análise games - Aliens: Colonial Marines


Game de ação em primeira pessoa, Aliens: Colonial Marines, foi desenvolvido pela Gearbox Software e distribuído pela Sega, disponível para as plataformas PS3, Xbox, PC e WiiU. O game é baseado no universo criado no cinema e se passa apos os acontecimentos do terceiro filme da serie, Aliens 3 de 1992.


O game foi lançado no dia 12 de fevereiro, com uma certa expectativa, mas bastou algumas horas para as criticas negativas ao game tomarem os fóruns da internet, bugs e qualidade gráfica foram as principais reclamações dos jogadores. Particularmente nunca dei muita importância para gráficos, mas é inegável que os gráficos apresentados ficaram muito abaixo do que foi divulgado na campanha de marketing do game. Quanto aos bugs, sim eles existem, estão presentes em quase todo o game, mas não me senti tão incomodado com eles, pois não chegaram a estragar minha jogatina, a não ser por um momento especifico, perto do final do jogo, ao enfrentar a rainha Alien, acabei morrendo e ao retornar o jogo, inexplicavelmente o  game me passou automaticamente para a próxima fase, não me dando a oportunidade de realizar uma nova tentativa de alcançar o objetivo perdido. Muito frustrante.

Na trama você assume um novato de um esquadrão de Colonial Marines, divisão especial do exercito, que tem como missão descobrir o que aconteceu com a espacionave Sulaco, que esta na orbita do planeta LV-426. A trama do game se demostra promissora, já que segue os acontecimentos dos filmes, mas infelizmente o resultado também é bem abaixo do esperado, já que o game se limita a apenas copiar o que já foi feito nos filmes, não se arriscando a expandir o universo das criaturas xenomorfas. A unica novidade apresentada é alguns Aliens cegos, que explodem ao detectarem movimento, simplesmente bizarro.

A jogabilidade é padrão, corre, atira, recarrega e atira novamente, nada que já não tenhamos visto em qualquer FPS. O problema é que o game utiliza da mesma mecânica o jogo inteiro, você enfrenta hordas de inimigos, avança para a próxima fase apenas para enfrentar uma nova horda de inimigos e quando você menos espera o game termina. Não há uma unica fase que mude essa dinâmica, deixando tudo muito repetitivo e desinteressante.

Ao menos o design do game esta muito fiel aos filmes, as armas, os veículos  os trajes, os ambientes fechados e escuros, tudo remete aos filmes, principalmente o segundo, Aliens O Resgate de 1986. Com toda a certeza esse aspecto agradará os fãs da franquia, pois passa uma ótima sensação de ambientação e imersão ao game.

Aliens Colonial Marines tinha tudo par ser um ótimo game de Survivval Horror, mas no final se resume a um mediano game de ação, que diverte em alguns momentos, mas que decepciona pela sua trama rasa, sua campanha curta e jogabilidade genérica, não acrescentando em nada ao rico universo das criaturas mais mortais do universo. Infelizmente um game que não vale o preço de um lançamento.

"No espaço ninguém vai ouvir você gritar"


Informações adicionais:

Tempo de jogo: Finalizado em aproximadamente 08 horas.
Conquistas desbloqueadas: 25 de 50.
Modo de jogo: Singleplayer, mas há a possibilidade de se jogar no modo coop e um modo multiplayer para até 4 jogadores.
Dificuldade: Finalizado na dificuldade normal.
Idioma: Totalmente em inglês.
Custo: R$ 84,99, na pré-venda no Steam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário