quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Análise games - Red Dead Redemption





Simplesmente Memorável!

Os fãs de Red Dead Redemption e da própria Rockstar Games tiveram que aguardar longos 14 anos para que o emblemático game de faroeste lançado exclusivamente Xbox 360 e PS3 chegasse finalmente aos PCs, mas em 2024 a espera finalmente chegou ao fim, com o game chegando nas lojas Steam e EPIC. Antes disso, em 2023, o game recebeu uma nova versão para PS4 e Nintendo Switch e recentemente, em novembro de 2025 ganhou uma edição aprimorada para PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch 2 e até mesmo para Mobile. Irônico pensar que até alguns anos atrás esse incrível jogo estava preso no catálogo da sétima geração de consoles e hoje está disponível para basicamente todas as plataformas atuais existentes.

A trama de Red Dead Redemption nos apresenta John Marston, um ex-fora da lei que se vê obrigado pelo governo dos Estados Unidos a caçar os seus antigos aliados de gangue, para conseguir resgatar a sua família que foi sequestrada pelos próprios federais. Com isso John inicia a sua caçada pelo velho oeste, primeiro tentando capturar Bill Williamson, seguido por Javier Escuella e por fim Dutch van der Linde, seu antigo líder e mentor. A narrativa é um dos pontos altos desse verdadeiro épico Western em formato de jogo, John é um personagem sucinto, sério e de poucos amigos, mas que aos poucos se revela um personagem carismático, honrado e com o forte senso de justiça, o que torna a sua jornada extremamente memorável e o elenco de apoio apresenta ótimos personagens, como apaixonada Bonnie MacFarlane, a lenda Landon Ricketts e o vigarista Nigel West Dickens, até mesmo os antagonistas são marcantes como o agente Edgar Ross e o próprio Dutch.

A jogabilidade de Red Dead é excelente e traz muitos elementos da franquia GTA, logicamente que sem os carros e ação frenética, mas não se preocupe, a loucura de GTA não está presente, mas os momentos de ação são bem satisfatório e os confrontos podem ser realizados tanto a cavalo, quanto a pé, com as estruturas das missões sendo bem variadas, que vão desde a conduzir um rebanho de vacas em meio a uma tempestade, passando pela invasão de esconderijo de gangues e até mesmo defender um trem em movimento. Além disso, o game oferece uma boa variedade de armas e acessórios, como garrafas incendiárias e um laço que permite capturar cavalos e até mesmo inimigos.

Um aspecto que impressiona no game é a sua incrível ambientação, que mesmo se passando quase que inteiramente em um deserto, surpreende com a qualidade e beleza, curtir o pôr do sol em meio a paisagem desolada do México é uma experiência ímpar. Logicamente que o mundo não se sustenta apenas na sua ambientação, mas também nas suas inúmeras interações, oferecendo missões secundárias, encontros aleatórios, tesouros escondidos, desafios de ambientes e um sistema de caça tímido, mas funcional.

Ao lado da incrível ambientação e da excelente narrativa, temos uma trilha sonora impecável, que contribui com toda a imersão que o game proporciona, com músicas originais criadas para o game. É impossível não se lembrar da belíssima canção Far Away que é introduzida de forma inesperada ao adentrarmos no território do México, ou ainda a emocionante Deadman's Gun que torna o final da jornada ainda mais marcante.

Além da campanha principal que já garante inúmeras horas de diversão, temos incluindo nessa nova versão do game a DLC Undead Nightmare, que nos apresenta a uma inusitada narrativa onde John se vê em um apocalipse zumbi, a trama é bem simples e com um toque cômico, se tornando interessante pela temática inesperada de ambientar o saturado gênero de zumbis no velho oeste. Não chega a surpreender, mas sem dúvida garante mais algumas boas horas de diversão.

Um detalhe importante dessa nova versão é que ela foi devidamente traduzida para o português do Brasil, tornando a sua narrativa mais acessível e imersiva para os jogadores brasileiros.

Red Dead Redemption é um jogo incrível, excelente em suas inúmeras camadas, que envelheceu muito bem nos seus 15 anos de vida. Um game que entrega uma narrativa madura, um gameplay consistente e um mundo aberto imersivo. Um verdadeiro marco na indústria dos games que merece ser jogado ainda hoje. Uma homenagem memorável ao gênero de faroeste.

"Você sempre tem um plano Dutch."


Informações adicionais:
  • Nota geral: 10.
  • Tempo dedicado ao jogo: 116 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 51 de 51.
  • Dificuldade: Acessível.
  • Fica a dica: Não se preocupe em acumular dinheiro, no fim será de pouca serventia. Foque na campanha e busque os 100% após finalizá-la.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sinceramente, R$ 249,50 é um valor bem elevado para uma remasterização básica, mas com 50% sem dúvida vale o preço!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Tradução: Legendado em português do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário