sábado, 10 de janeiro de 2026

Análise games - Gaucho and the Grassland




Uma barbaridade de bom!

Gaucho and the Grassland é um game nacional, cativante e cheio de tradição, desenvolvido e publicado pelo estúdio independente Epopeia Games, lançado oficialmente em julho de 2025 para PC, com versões para consoles e celulares planejada para 2026, sendo descrito como uma simulador de fazenda e aventura.

No game somos apresentados a um gaúcho que herda as terras de seu pai, porém logo após o enterro o espírito do seu velho aparece e lhe dá uma importante missão, trazer harmonia para os pampas, mas para isso precisará ajudar os moradores locais, enfrentar o lendário Boitatá e libertar os guardiões lendários das terras do sul. Apesar da narrativa ser bem leve e cativante, ela é bem conduzida e dá um bom senso de propósito para a aventura. O atrativo aqui é que ela é toda galgada na tradição gaúcha, trazendo elementos do folclore sulista e de alguns mitos brasileiro. Dando bastante identidade para a história, mesmo que de forma simples.

E é justamente essa carga cultural que torna Gaucho and the Grassland um game extremamente cativante e recompensador. O jogo foi pensado para referenciar as tradições e costumes gaúchos, colocando-os como elementos centrais não só da narrativa, mas também da sua jogabilidade, exemplificando, para fazer o tradicional chimarrão, primeiro precisará encontrar cuias e bombas, depois colher plantas para produzir a erva mate e por fim dividir a bebida sagrada com os amigos e conhecidos, como todo gaúcho aprecia fazer e logicamente que o churrasco não poderia ficar de fora, com um minigame próprio para preparar o tradicional costelão doze horas.

O game também surpreende com mecânicas bem completas de fabricação e gerenciamento de recursos. Inicialmente o jogador terá que coletar recursos básicos como, pedra, madeira e grama, mas com o avançar da aventura precisará criar ferramentas específicas e melhores para coletar itens únicos necessários para liberar novas construções e receitas. Por exemplo, para criar alguns móveis e tecidos você precisará de lã, mas para obter lã além de criar ovelhas você precisará de uma tesoura, que só é liberada após cumprir determinados objetivos do jogo. Essa dinâmica dá um bom senso de progressão ao game e incentiva o jogador a explorar e realizar os objetivos secundários.

O sistema de fabricação é simples, mas bem completo, permitindo comprar terrenos, construir casas em diversos tamanhos e estilos, decorando o seu interior com uma gama extensa de móveis e itens de decoração. Mas para aproveitar ao máximo o que o sistema de fabricação oferece o jogador precisará coletar, produzir e trocar uma infinidade de recursos, porém o game é bem gênero neste aspecto, com os recursos naturais sendo bem abundantes em todos os cenários.

Apesar da maioria dos diálogos serem realizados exclusivamente por textos, há diversas frases e expressões que são completamente dubladas, dando uma imersão maior a narrativa, principalmente pela dublagem representar de forma perfeita as expressões e principalmente o sotaque tão característico do sul.

Gaucho and the Grassland é um ótimo game, carregado da cultura gaúcha como deve ser, com referências a tradição, o que coloca um sorriso no rosto de qualquer conterrâneo. Além disso, o game apresenta mecânicas satisfatórias, com um sistema de fabricação e produção consistente, que sem dúvida agradará os apreciadores do gênero de fazendinha.




Informações adicionais:
  • Nota geral: 8.
  • Tempo dedicado ao jogo: 18 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 45 de 45.
  • Dificuldade: Acessível.
  • Fica a dica: Foque primeiramente em liberar as três áreas do jogo, depois disso realize os objetivos secundários.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sinceramente, vale! O game é muito bem feito e entrega conteúdo na medida certa!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Tradução: Com legendas e dublagem em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário