Primor técnico e narrativo!
Senua's Saga: Hellblade II, aguardada continuação de de Hellblade Senua's Sacriface, desenvolvido pela Ninja Theory e publicado de forma exclusiva para o Xbox Series e para o PC, sendo lançado no Gamepass no Day Oneno último dia 21 de maio.
Desde a sua revelação, no distante ano de 2019, Hellblade II gerou uma expectativa enorme, uma vez que o primeiro jogo surpreendeu a todos por apresentar uma narrativa extremamente memorável e principalmente por ter sido desenvolvido com recursos limitados, fazendo a todos se questionarem o que a Ninja Theory conseguiria fazer sobre a tutela da Microsoft. A espera pela resposta foi longa, mas finalmente Hellblade II ganhou vida e o resultado foi de um primor gráfico e narrativo inigualável, porém com algumas ressalvas que deixaram a desejar.
A trama inicia com a Senua se deixando capturar pelos Vikings com o objetivo de adentrar o território dos nórdicos e por fim a origem dos ataques violentos ao seu povo. Porém a embarcação a qual ela se encontra é atingida por uma forte tempestade, deixando-a sozinha em uma terra desconhecida, que a leva para uma nova jornada em busca da origem do confronto entre nórdicos e gigantes.
A narrativa novamente é o ponto central do game, com foco nos traumas e conflitos internos de Senua que vai descobrindo novas camadas da sua personalidade fragmentada e curando feridas do passado. A grande diferença aqui é que Senua não está mais sozinha em sua jornada, adquirindo novos e inesperados aliados ao longo do caminho.
Dessa forma a narrativa não só desenvolve ainda mais a já complexa personalidade de Senua, como também expande o rico universo de Hellblade, dando espaço para coadjuvantes interessantes como Thórgestr e Fargrímr, assim como nos apresentando novos mitos, como a origem dos temíveis gigante. Destaco aqui a história da Illtauga que é um dos momentos mais dramáticos e memoráveis de todo o jogo.
Mecanicamente o game mantém a estrutura do jogo anterior, com fases lineares onde o jogador deve resolver pequenos puzzles que envolvem encontrar runas ou caminhos ocultos pelo cenários para se poder avançar, intercalando com combates intensos pelo caminho. Essa estrutura se mantém do início ao fim e inegavelmente se torna repetitiva rapidamente, impactando na fluidez da narrativa.
O sistema de combate é um dos poucos pontos negativos do game, de forma alguma ele é ruim, muito pelo contrário, sendo visualmente gratificante, brutal e visceral, porém as suas mecânicas de gameplay parecem terem sido simplificadas em relação ao primeiro jogo, que de certa forma já eram simples. Os confrontos sempre acontecem em pequenas arenas, de forma bem cadenciada, quase que encriptada, os comando não respondem bem e o parry é quase impossível de se executar corretamente e como agora Senua enfrenta um inimigo por vez o senso de desafio é quase que inexistente, principalmente por não haver confrontos memoráveis contra chefes. O que é um ponto frustrante, uma vez que a expectativa era de termos um combate mais complexo e melhorado em relação ao jogo anterior.
Visualmente Hellblade II é impecável, a qualidade gráfica apresentada no game é impressionante não só pelo realismo dos personagens, mas também na estonteante ambientação de uma Islândia desolada e bela. Inegavelmente o game é um primor técnico e um dos jogos mais bonitos do Xbox e da própria atual geração.
Senua's Saga: Hellblade II é um ótimo game, com uma narrativa profunda e com um história que expande ainda mais o rico universo de Hellblade, com um visual impecável que fazem a nova jornada de Senua quase memorável, seu único defeito é o combate limitado que não proporciona uma experiência tão marcante quanto a sua narrativa, mas mesmo assim é uma experiência que merece ser jogada ao menos uma vez.
"Eu decido o final!" - Senua
Informações adicionais:
- Nota geral: 08.
- Tempo dedicado ao jogo: 11 horas.
- Conquistas desbloqueadas: 11 de 11.
- Dificuldade: Fácil.
- Fica a dica: Jogue pela narrativa.
- Vale o preço? Apesar da imensa qualidade gráfica e narrativa o game não vale R$ 229,00. Jogue pelo Gamepass ou espere no mínimo 50% de desconto.
- Modo de jogo: Solo.
- Tradução: Com legendas para português do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário