terça-feira, 5 de março de 2019

Análise games - Dex


Interessante, mas pouco inspirado!

Dex é um RPG de ação 2D, com jogabilidade Side-scrolling e temática cyberpunk, desenvolvido de forma independente pelo estúdio Dreadlocks da Republica Checa e distribuído por Techland e WhisperGames. Lançado em acesso antecipado em 2014, após campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, com a versão final chegando em maio de 2015 para PC, ganhando versões para PS Vita, XOne e PS4 em 2016. 

Dex nos apresenta um típico mundo Cyberpunk, onde acompanhamento a jornada da protagonista que dá nome ao game, tentando descobrir os segredos que a envolvem com uma grande corporação e um misterioso hacker. O game inicia com Dex em seu apartamento que está prestes a ser invadido pelo Complexo, porém ela é avisada pelo hacker Raycast, que a auxilia a fugir do local. Com isso a narrativa se desenvolve com a protagonista buscando descobrir as motivações por trás da organização Complexo e os objetivos de Raycast ao ajuda-la.

A trama é bem escrita e desenvolve de forma satisfatória o universo de Dex, com conteúdo suficiente para quase vinte horas de gameplay, porém a narrativa se demonstra lenta e em alguns momentos desinteressante, principalmente por apresentar conhecidos clichês do gênero, sem surpreender em nenhum momento. Não chega a ser uma história ruim, mas que infelizmente se torna esquecível por não apresentar nada memorável. 

A ambientação do jogo é bem feita, com locais abusando de luzes neons em contraste com tons escuros que evidenciam a decadência da metrópole Harbor Prime. Porém a estética do jogo se demonstra limitada, não usando de conceitos marcantes do gênero, como a tecnologia sendo utilizada de forma intensa pela sociedade, principalmente em implantes cibernéticos, apesar do enredo tratar desse assunto, isso não se evidencia no visual do jogo. 

Em termos de jogabilidade do game pode tanto agradar como decepcionar, dependendo do estilo de jogo do jogador. O jogo busca permitir em alguns casos a realização das missões de forma furtiva, porém as opções para isso são limitadas, fazendo com que o jogador quase sempre entre em confronto direto com os inimigos. O grande problema aqui é que o combate é pouco dinâmico, com uma esquiva imprecisa, deixando o jogador dependente da defesa e dos golpes que causam pouco dano, deixando os combates bem desinteressantes. 

Claro, há um sistema de progressão, que permite melhoras as habilidades, porém ele é pouco efetivo, trazendo diferenças significativas ao gameplay apenas quando determinada habilidade está próxima do seu nível máximo, o que consequentemente faz o jogador negligenciar outras habilidades, deixando assim alguns trechos do jogo mais difíceis. 

A exploração do game é um dos seus pontos positivos, com cenários relativamente pequenos, mas que escondem alguns segredos, salas menores e NPCs que liberam algumas missões secundarias interessantes. Além do sistema de combate e de exploração, o game apresenta um sistema de hackeamento, onde um pequeno mini game é iniciado, algo bastante semelhante a jogos de "navinhas", onde o objetivos é derrotar os sistemas de proteção para acessar os dados desejados, é um sistema interessante, mas que se torna repetitivo rapidamente. 

Dex é um bom game, que apresenta uma trama consistente, mas que não chega a surpreender. Com um combate pouco dinâmico, por progredir de forma lenta e uma ambientação bem feita, mas pouco inspirada. Recomendado para os fãs de games independentes e da temática cyberpunk. 


Informações adicionais:
Nota geral: 07.
Tempo dedicado ao game: 26 horas.
Conquistas desbloqueadas: 26 de 32.
Dificuldade: Moderada.
Fica a dica: Invista os pontos de habilidade principalmente em combate e hackeamento.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Até vale, mas aconselho a compra-lo com 50% de desconto.
Modo de jogo: Campanha exclusivamente singleplayer.
Idioma: Em inglês, com legendas em português do Brasil.

Game fornecido pela Dreadlocks  ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

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