sábado, 22 de novembro de 2014

Análise games - Mark of the Ninja


Mark of the Ninja é um game de plataforma 2D, focado na jogabilidade stealth, desenvolvido pelo estúdio independente KleiEntertainmaent e distribuído pela Microsoft Studios, lançado em outubro de 2012 para Xbox 360 e PC.

No game o jogador assume um ninja que é escolhido para receber tatuagens que conferem habilidades especiais com o intuito de derrotar os inimigos do clã a qual pertence. A trama começa após o um ataque a base do seu clã e se desenrola em vários capítulos até o derradeiro final, onde você descobre a verdade por trás das duas organizações rivais presentes no game. A história não chega a ser nenhum primor, mas convence o suficiente para te manter jogando e rende algumas surpresas ao longo do desenrolar da trama, com destaque para o final, que pode surpreender aos menos atentos.

O grande atrativo de Mark ofthe Ninja está na sua ótima jogabilidade, totalmente focada no stealth, que oferece várias possibilidades para se concluir os objetivos e como todo bom ninja você deve cumpri-los de forma silenciosa, sem alertar seus oponentes, para isso terá acesso a diversas habilidades e equipamentos, que te permitirão realizar distrações, se deslocar de forma furtiva, eliminar os inimigos a distância, visualizar objetos ocultos e até mesmo se teleportar para locais inacessíveis.

As diversas habilidades que são liberadas ao longo das fases dão um ótimo dinamismo ao gameplay, permitindo que o jogador possa alterar seu tipo de estratégia a todo momento, podendo concluir determinada missão sem ser visto pelos inimigos, ou mesmo eliminando todos eles de forma silenciosa, utilizando diversas armas, como dardos envenenados, ou até mesmo uma corrente que pode ser utilizada para enforcar os inimigos, além de te permitir deslocar-se de maneira mais rápida e fácil pelos cenários.
A ambientação do game é excelente, com as missões sempre realizadas a noite, predominando sempre a escuridão, mesmo em ambientes fechados, tornando as sobras sua maior aliada. Tanto os ambientes externos quanto os internos, são muito bem detalhados, com referências a arquitetura e objetos a cultura oriental, dando uma identidade bastante única ao game.

Além da ótima jogabilidade, o game tem um segundo trunfo, que é suas excelentes animações, tanto durante as cenas de narrativa da história, quanto nas animações de execuções dos inimigos. É muito gratificante ver o seu ninja executando de forma silenciosa e mortal os oponentes e não importa a forma que eliminará seus oponentes, sempre haverá uma ótima animação de finalização, com uma boa dose de sangue e violência, o que deixará tudo ainda mais divertido e compensador.

Além do objetivo principal, o game oferece em cada missão, objetivos secundários e pequenas missões com puzzles, que dão pontos para serem gastos em novas habilidades, além de liberar novos trajes, isso aumenta em muito o tempo de jogo, uma vez que incentiva o jogador a repetir as missões para cumprir os objetivos extras e destravar novas habilidades.

Mark of the Ninja é um excelente game independente, indicadíssimo para os amantes do gênero Stealth, com uma história intrigante que chega até a surpreender pelo desfecho e com uma jogabilidade progressiva e divertida que dá ao jogador a oportunidade de se sentir um verdadeiro ninja.

“Determine seu destino”


Informações adicionais:
Nota geral: 09.
Duração campanha: 12 horas.
Tempo dedicado ao game: 40 horas.
Conquistas desbloqueadas: 38 de 38.
Dificuldade geral: Acessível, mesmo no nível mais elevado.
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Inglês, tradução disponível no site Tribogamer.

Imagens durante a jogatina: Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário